quarta-feira, 4 de abril de 2012

Cólica? Verdades x Mentiras.


Ela sempre aparece durante a menstruação e a razão é simples: o seu útero está se contraindo para expulsar o fluxo menstrual.
Em algumas meninas a dor é forte, bem localizada embaixo da barriga. Em outras é mais um desconforto difuso, que vem das costas para frente. Tudo isso é cólica.

 Veja o que é mito e o que de fato pode te ajudar nesses dias de tensão.
Colocar uma bolsa de água quente na barriga ajuda

Verdade. O calor aumenta a dilatação das paredes do útero, facilitando a liberação do óvulo e das paredes do endométrio (é esse movimento uma das causas da cólica).
Fazer ginástica alivia a cólica

Verdade. Ao se exercitar, seu organismo libera hormônios que ajudam a aliviar a tensão e isso acaba diminuindo a dor. Por isso, mantenha a sua rotina de academia mesmo menstruada.
Absorvente interno piora a cólica.

Mentira. O absorvente interno não chega a encostar no útero, ele apenas obstrui o canal vaginal, retendo o fluxo menstrual. Você nem deveria perceber que está usando ob. Se você sempre sente desconforto, pode ser que não esteja colocando o absorvente corretamente.
Remédios aliviam a dor

Verdade. Mas não pode ser qualquer remédio. O ideal é que o medicamento seja indicado pelo seu ginecologista, que vai recomendar um produto específico para cólica e, o mais importante, com uma dosagem de analgésico exata para o seu caso.
Tomar banho e lavar a cabeça piora a cólica

Mentira. Aliás, que lógica isso teria? Desapegue das crendices da sua avó e siga com sua rotina normal.
Sair descalça piora a cólica
Oi? Outra da época da sua avó. O que pode piorar de verdade a dor é a tensão e o nervosismo que chegam com ela.
Tomar anticoncepcional melhora a cólica

Verdade. O uso da pílula faz com que você não ovule e, assim, o endométrio deixe de produzir em excesso uma substância chamada prostaglandina, uma das causas da cólica menstrual. Em alguns casos, os ginecologistas até recomendam pílulas com baixa dosagem hormonal para adolescentes. Mas só um pouco de cólica não é motivo para tomar o anticoncepcional, ok?
Na adolescência a cólica é pior

Verdade. Nessa idade, o fluxo de sangue costuma ser maior, assim como a produção de prostaglandina. Outra coisa que faz com que a dor aumente: como você ainda não tem uma vida sexual ativa, seu colo do útero é mais fechado. E isso faz com que ele tenha que fazer mais movimentos para liberar  a menstruação.
A cólica por si só já é bem chata. Se ela vier junto com febre ou com uma intensidade que impede você de ir à escola ou levantar da cama, procure um médico.

Beijos!

0 comentários:

Postar um comentário